segunda-feira, 12 de junho de 2017

Todo turista um dia volta

Num dado momento de sua história (lá pelo século XVII), a palavra "turismo" esteve ligada ao francês tour, com o significado de uma pequena viagem a algum lugar. Em tour, porém, percebemos implícita a ideia de regresso ao lugar de origem, ideia já presente em uma etapa etimológica anterior: no latim tornare, "voltar".

O turista vai... mas retorna. Vai para voltar, aliás. Não muda de ares definitivamente. Seu movimento típico é o de ir e voltar, para poder partir de novo. O tour do turista é um passeio feito por prazer, com paradas ocasionais e data marcada para pisar de novo a terra natal.



O turismo consiste em dar uma volta, longa ou curta, em fazer um contorno (outra palavra associada a tour). O intuito é contar depois nossas experiências viageiras aos amigos e parentes que ficaram em casa. Não à toa a profissão de travel-writer já foi ligada à ideia de turismo, pois o escritor-viajante sempre retorna... com muitas histórias.

Um comentário:

Touché Lopes disse...

Mestre, como sempre, nos ensinando. Sobre o post, disse lindamente Quintana: "Viajar é mudar a roupa da alma." Sempre voltamos diferentes, após uma viagem,por mais perto que seja..