sábado, 28 de abril de 2012

O ócio do trabalhador

No ano passado, este blog comemorou o Dia do Trabalhador com uma postagem que explica a origem da palavra "trabalho". Para este ano de 2012, às vésperas do mesmo feriado, a pergunta é sobre a etimologia de "ócio", antônimo mais comum para "trabalho".


A palavra remete ao latim otium, presente na formação da palavra negotium, "ocupação", "negócio". Negotium é o "fazer", a negação do ócio. A partícula neg associada a otium confere à palavra "negócio" um sentido negativo. Bom mesmo é o ócio.


Ócio também lembra preguiça e moleza, mas o conceito original de ócio refere-se a uma ação positiva, em que o ser humano se dedica a fazer coisas que têm a ver com a sua essência: pensar, ler, contemplar a natureza, viver a amizade, praticar a virtude etc.


Negociar é tudo o que fazemos para, em dado momento, usufruirmos do ócio, vinculado à noção de felicidade e paz. Negotians (de onde vem o nosso "negociante") era, na antiguidade, o empreendedor, aquele que faz e acontece. Este fazer tem sempre um componente de intranquilidade.

Um comentário:

Ivan Leite disse...

Muito interessante!!!