domingo, 28 de agosto de 2011

A maçã mordida

A Apple e sua marca estão em evidência. Um amigo perguntou-me sobre a origem da palavra inglesa e de "maçã".

A evolução da logomarca é conhecida. No início, a cena de Newton e sua maçã. Daí rapidamente passou-se para a maçã mordida, aludindo à curiosidade de Adão e Eva. O fruto do conhecimento e a tentação assumida.

A palavra apple, æppel no inglês medieval, significava originariamente qualquer tipo de fruto, e teria nascido de uma palavra proto-germânica (na pré-história das línguas germânicas e do inglês). O fruto proibido (ou appel of paradis) poderia ser a maçã, o figo, a banana ou outro.

E "maçã" remete ao latim mala matiana ("frutos de Matius"). Teria havido na antiga Roma (século I a.C.) um homem chamado Gaius Matius, estudioso da biologia, da agricultura e da gastronomia, a quem se atribui a produção de maçãs melhores a partir da técnica do enxerto.

4 comentários:

Barbara disse...

Encontrei um definição alternativa para a razão do logotipo:

“A maçã mordida, marca da Apple, é o símbolo da queda, do pecado original pelo qual a humanidade, definitivamente, sai da natureza divina e entra no humano, na cultura mundana, colocando o homem no cicl eterno do sofrimento e do trabalho.”

Anônimo disse...

Sera que isso tem alguma relação com a teoria dos Iluminatos

Unknown disse...

`Steve Jobs fundador da Apple numa reuniao em que estavam tentando definir o nome da empresa estava comendo uma maca. Como ninguem tinha uma boa sugestao ele entao disse que chamaria a empresa de Apple se ate o final da reuniao ninguem chegasse num bom nome....

Nao tem interpretacao filosofica alem disto.

Anônimo disse...

o significado verdadeiro, é porque o alan turing inventor do primeiro computador morreu após morder uma maçã envenenada.. não falem sem saber