quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O céu considerado

Um leitor volta a perguntar: "Professor, procede a ideia de que 'considerar' é 'estar/conversar com as estrelas'? Grato pela ajuda!"

Meu caro, "considerar" tem a ver com observação minuciosa, com um examinar atento e cuidadoso. Porque, como você já antecipou, associava-se à importantíssima tarefa de observar as estrelas.

No latim, considerare era verbo formado por com- ("com") e sidus ("constelação"). Os antigos olhavam para o céu e para as estrelas, em busca de respostas.
Os chamados três magos da tradição cristã viviam fazendo considerações, e foi um fenômeno sideral que os conduziu à manjedoura de Jesus recém-nascido.

O termo se afastou da noção astrológica/astronômica, mas vale a pena lembrar que a observação atenta do céu requeria boa dose de meditação e capacidade interpretativa, o que pode nos fazer reconsiderar, repensar, reavaliar nossa visão de mundo.

Por oposição, vislumbramos na palavra "desconsiderar" uma atitude de desprezo, em que alguém ou algo são excluídos do nosso horizonte existencial.

Nenhum comentário: