segunda-feira, 19 de julho de 2010

De onde vêm os monstros?

O filme Onde vivem os monstros (2009) encena as carências, os ciúmes, as raivas, os medos e o amor que tornam tão delicado e difícil viver e conviver. Somos seres solitários e amáveis, incompreensíveis.
A palavra "monstro" provém do latim monstrum, significando "portento", "sinal profético". O monstruoso demonstra algo. É uma advertência (tem a ver com o verbo latino monere), seja da parte do bem ou do mal.

Esta amplitude se perdeu. Os monstros são vistos apenas como realidades anormais, deformadas, estranhas, ameaçadoras. Perdeu-se (e a etimologia nos faz lembrar) o caráter sagrado dos monstros...

Um comentário:

Ribeiro disse...

Verdadeiramente um blog útil, recentemente estava cursando "Linguagem e Comunicação" pela UFPR - Litoral (é um curso de letras disfarçado), e riram de mim quando por lógica quis perguntar-explicando que a palavra "vagabunda" poderia muito bem ter surgido na época da colonização quando os lusitanos diziam, "vede que lá vai uma vaga bunda a passar". Riram muito de mim nesse dia, mas a lógica é clara pra mim, são duas palavras, "vaga" e "bunda", a resposta de um dos professores é de que na verdade o termo "vagabunda" é somente a variação do artigo pro feminino e que a palavra original seria "vagabundo". Eu insisti na minha teoria, dizendo que não, disse que "vagabundo" seria a gíria e adaptação do termo "vagabunda" pro artigo masculino, pois pra mim cai muito bem que os lusitanos chamassem desde aquela época as "mulheres alheias" de bundas vagas, por não serem bundas de ninguém.

Gostaria de saber se você sabe a origem dessa palavra "vagabunda" e se possível me deixar a resposta no email também ou no site que participo.

email: repartame@hotmail.com
site: www.reparta.me

Bons textos e que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.